top of page

Casos Russos: O Nominativo


Hoje vamos começar uma série de posts falando sobre casos em russo.

Nosso primeiro caso é o caso nominativo (em russo: именительный падеж). Ele também é bastante conhecido como "o caso do dicionário", pois é a forma básica do substantivo, como ele aparece no dicionário. É usado para apontar o sujeito da frase ou o predicativo do sujeito. Responde à pergunta "Quem?" (Кто?) ou "O quê?" (Что?). Por ser a forma básica do substantivo, ele não possui declinação, só singular e plural.


Vamos ver exemplos?


🔸Девочка читает книгу [Devotchka tchitaet knigu] - "A menina lê o livro". "Девочка" é o sujeito, por isso está no nominativo, enquanto "книгу" é a forma declinada de "книга", que está no caso acusativo.

🔸Москва — столица России [ Masskvá — stalitsa Rassii] - "Moscou é a capital da Rússia". Toda a frase está no nominativo, pois "Москва" é o sujeito da frase, enquanto "столица России" é o predicativo do sujeito, ou seja, a qualidade de Moscou, que é a capital da Rússia.


Esse caso é bem simples, então não há muito o que acrescentar. Na próxima parte, falaremos do caso acusativo, não percam!


Até a próxima!


Acesse o nosso canal no Telegram, o link está na bio!

Esperamos você lá! 🤗


254 visualizações0 comentário
bottom of page